Labels

sábado, 23 de abril de 2011

Um para trás, dois para frente, de novo...



Por qual razão frequentemente sinto que as coisas começam a ficar sem sentido? Comer ou não comer não altera o apetite, rir ou chorar não abala o estado emocional, correr ou deitar não alivia o corpo, orar ou não orar não me aproxima mais de Deus.

Sem eu perceber, a luzinha de alerta começou a piscar. Falha no sistema, sensação de já ter vivido aquilo antes.

Um passo atrás não é sinônimo de dúvida ou falta de fé. Pelo contrário. A meu ver, este passo atrás muitas vezes é necessário para pegar impulso e seguir em frente. Não tenho resposta para tudo. Me canso e me sinto frágil muitas vezes. Sou obrigado a recomeçar com frequência, e a sensação de impotência no começo pode gerar imobilismo e frustração, mas depois vejo que estas emoções conflitantes são o campo fértil para novas perspectivas.

Tive que recomeçar várias vezes, de várias formas. Por vontade própria ou por força das circunstâncias. Perdi quase tudo que havia conquistado e me senti um fracasso. Fiquei impotente, sem norte, sem direção ou coragem de continuar. Mas a vida tem seus caminhos misteriosos e, com toda sua sutileza, me empurrou para frente. Mesmo com medo e dor, continuei caminhando. Desejando a morte e quase jogando a toalha, vi que não tinha opções. Avancei.

Esta nova força advinda da fraqueza pode soar contraditória, mas não é. Como diz Paulo em sua carta aos Coríntios “Pois, quando sou fraco é que sou forte” (2Co 12:10). Não levo este pensamento de Paulo ao campo espiritual apenas. Assumir a fraqueza abre um leque de novas e impensadas opções. Muitas vezes estamos perto demais de nossos problemas, inseridos demais em nossas situações cotidianas e ficamos sem uma visão da situação como um todo. Se afastar um pouco do tabuleiro do jogo gera uma visão melhor da situação, possibilita reavaliamos a estratégia e entrar novamente na batalha.

Não vejo nenhum problema em assumir ser fraco. Assumir a fraqueza gera um alívio muito grande. Tirar o peso das costas e poder dizer “e agora, o que eu faço?” é libertador.

Sou fraco, me canso e preciso fazer isso de tempos em tempos. Assim como agora...

3 comentários:

  1. João,
    quando comecei a ler seu texti, logo nas primeiras linhas me veio o versículo que você usou "Pois, quando sou fraco é que sou forte” (2Co 12:10). Quando o lí em seu próprio texto fiquei tocado em como o Senhor se importa com sua vida e de como ele te fortalece, Sua alegria é sua força!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Senti firmeza agora!

    paradoxal? não!

    aniquilamento do ego, é o que o Evangelho faz em mim.

    Não tenha medo da sensação de nulidade, ela nos causa estranheza mas é sinal de que não sabemos nada contudo estamos inseridos nAquele que tudo sabe.

    fica em Paz irmão, estar no Caminho não significa saber tudo.


    abraços

    ResponderExcluir
  3. JC,

    Imagina uma estrada, na qual você está caminhando. De repente, você chega a uma bifurcação: um caminho é o certo e o outro é o errado, para você chegar ao destino planejado. Você escolhe um dos dois e vai em frente. Mais adiante, você percebe que tomou o caminho errado. Pára e pensa: "E agora? Continuo por aqui mesmo, ou ando pra trás? Bom, o caminho certo era o outro e a única forma de chegar a ele é andando pra trás neste caminho em que estou!". E você anda pra trás, a fim de tomar o caminho certo.

    Agora, me diga uma coisa: em relação ao seu destino final, você está andando pra trás, ou pra frente?

    Abração e Paz!

    ResponderExcluir

Anônimo, eu não sei quem é você, mas o Senhor te conhece muito bem. Sendo assim, pense duas vezes antes de utilizar este espaço LIVRE (poderia bloquear comentários de anônimos mas não o faço por convicção pessoal e direção espiritual) antes de ofender quem quer que seja. Estou aberto para discutimos idéias sem agredir NINGUÉM ok? - Na dúvida, leia mil vezes Romanos 14, até ficar encharcado com a Verdade sobre este assunto...