Labels

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Na boa? Tá na hora de deixar de ser criança!


“A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!” - Mateus 6:22-23

Sábado passado assisti ao filme Avatar. Não satisfeito assisti de novo no domingo...

Podem (e com certeza vão) me chamar de simplista, mas gostaria de entender qual a razão de tanta paranóia, acreditando que boa parte do que se faz na sétima arte é preparação para o fim da Era de Peixes (o Cristianismo) para o início da Era de Aquário, a Nova Era?

Do começo ao fim fiquei sinceramente tentando encontrar o motivo pelo qual boa parte do meio evangélico (ah, este meio evangélico...) ter conseguido ver tanto demônio, tanta mensagem da Nova Era, tanta coisa errada em um filme que basicamente traça um paralelo entre os humanos que vão ao planeta Pandora em busca de um mineral caríssimo e que pode solucionar o problema energético da humanidade, mesmo que à custa da morte dos nativos, os Na-vis, com o que hoje se faz nas florestas de nosso planeta.

Por conta de meus primeiros anos na fé também trilhei por estes caminhos. Abominava a Trilogia de O Senhor dos Anéis, amaldiçoava Matrix, ficava procurando mensagem subliminar até em filmes infantis, tentando me enquadrar nesta visão, temendo estar abrindo brechas para o inimigo.

Mas que fé seria a minha se não fosse capaz de estar neste mundo, mas não ser deste mundo? Que relacionamento com Deus é este que me impossibilita de viver aqui e “circular em todos os arraiais” como costumo dizer, sempre atento ao que é ou não de Deus, mas não evitando vidas, pessoas, “situações de risco”?

Mas a expressão "avatar" é utilizada no meio da Nova Era muitos dirão. Rola um tipo de panteísmo, isso e aquilo... Em o Senhor dos Anéis tem mago, feitiçaria, blá blá blá!!!

Que droga de crente é você meu chapa? Se fosse ao menos para se apegar para isso, que tivessemos ao menos a sabedoria de Paulo quando entrou no Aerópago e viu toda a idolatria daquele povo, tendo porém equilíbrio para ajustar sua mensagem à realidade deles!!!!

Abraçar seu amigo homossexual, conversar com prostitutas (muito bem sacado o texto O Crente e a Zona, postado no Cristão Confuso), sentar com o adúltero, conhecer os milicianos do seu bairro? Será que nós que temos e vivemos a Verdade não temos condições de conviver neste tal ambiente hostil e sairmos ilesos?

Já escrevi sobre isso várias vezes, mas o “sentar à mesa dos escarnecedores” é muito mais do que ato em si. É ter comunhão com os ideais, com o estilo de vida, é ser fraco e não ter auto-controle, ser influenciável. Para estes, realmente é melhor não ter contato com os perdidos. Fica na igreja esquentando banco e gritando aleluia que é mais seguro.

Assistir um filme que obviamente não envolve prostituição, deturpa valores e são assumidamente contra a Palavra de Deus é mais que óbvio. Andar com prostituta para se prostituir com ela, abraçar o homossexual devido à inclinação para a prática, andar com os milicianos fazendo negócios e tendo envolvimento com suas práticas obviamente não é para ser feito, MAS não é para ser feito para o fraco de espírito, aquele que é imaturo na fé.

Por outro lado somos a Igreja Viva de Cristo, a Eclésia, e a somos onde colocarmos nossos pés. Nossos pés são formosos, anunciamos as boas novas do Evangelho e temos a blindagem do Espírito Santo. Somos missionários em tempo integral, ganhando vidas (não apenas almas como se costuma dizer) para o Reino de Deus.

Somos o sal da terra e a luz do mundo para os perdidos. As portas do inferno não prevalecerão contra nós. Somos os saqueadores dos arraiais do inimigo. Fazemos a diferença. Nossa luz tem que ser acesa e colocada no lugar mais alto da casa, para que todos a vejam e reconheçam a grandeza de Nosso Senhor Jesus Cristo refletida em nós.

Sei lá, este assunto me incomoda muito. Acabei dando uma volta e retornado ao assunto inicial.

Assista ao filme e revolte-se com o que os homens tentaram fazer com o planeta Pandora. Não ache que não vamos ser cobrados por nossa negligência com a Natureza. Somos seres integrais, com corpo, alma e espírito. Vivemos neste mundo e nossos semelhantes estão destruindo a criação de Deus. Nós como Igreja participamos disso direta ou indiretamente, no mínimo com nossa omissão.

E vamos ser cobrados. Certamente vamos.

Em tempo: Aparentemente o texto bíblico que coloquei no início está deslocado para alguns. Se para você ficou assim, seus olhos são maus...

14 comentários:

  1. Oi, João

    Tudo bem contigo, irmãozinho?

    Rapaz... (<--Expressão muito usada aqui no NE)esse versículo acima tá muito bem focado para mim! :)

    Tudo é como a gente vê! Isso eu aprendi em terapia antes de conhecer a Jesus.

    "Como imagina em sua alma, assim ele é", diz o autor de Eclesiastes.

    Pode observar, crente tem essa mania horrível (pra não dizer paranóia, neurose rss) de achar "o coisa ruim" em tudo.

    Isso por causa da salada que fazem, reflexo da cartilha do "pode e não pode" que o acompanha desde a infância normal, a etária, até a infância anormal, a otária rss (vixe trocadilho podre he he he) Quero dizer, a eterna meninice.

    Perdão pela acidez, mas tem dia que a gente tá assim sem muita paciência, ´ce sabe... :)

    E vê se aparece, né?

    Abs...

    R.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a frase, vou incorporar ao meu vocabulário... rss


    E olha quem está falando! Tú que tava sumidona! Entrei várias vezes no seu blog e acabei não comentando porque achei o texto denso demais (isso é bom) e me senti sem condições de dar meu pitaco.. rsr

    Beijo querida, fica com Deus!

    JC

    ResponderExcluir
  3. Oops! De fato é o autor de Eclesiastes rss mas em Provérbios, 23.7

    Quanto a comentar eu também sou assim, às vezes leio, leio, leio, releio e não consigo comentar, como o anterior a esse, do Ricardo Gondim, que eu muito admiro.

    Outras vezes já vai dando comichão nos dedos pra teclar rs como agora no teu blog e no do Tiago com aquele comentário do anônimo-analfa rss

    Abs...

    R.

    ResponderExcluir
  4. Puxa vida, que alívio! Pensei que fosse só eu quem não conseguisse comentar alguns textos, me aceitem no clube. Eu também amo os textos do Gondim (vez por outra publico alguns no meu Blog), mas quando li não consegui pensar em nada pertinente pra dizer e não queria perder a oportunidade de ficar calado.

    Eu também já estou cansado deste ostracismo cultural apregoado nas igrejas, não vi nada demais em Avatar nem em tantos outros filmes que são rejeitados pelos evangélicos, e olha que também assisti duas vezes, ah essa mania de demonizar tudo e todos em virtude de não se contaminar, sinceramente alguns crentes deveriam ler mais a Bíblia para entender o que realmente deve ser evitado:

    "Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?". 1 Co 5:9-12

    ResponderExcluir
  5. Éder

    Por mim... devidamente aceito!

    Seja bem vindo, puxe a cadeira, tome uma gelada (Só tem água, serve?)

    Olha só a espaçosa falando no blog alheio rsss

    Mas é que não me contive, quanto ao "clube", e até sei que não foi no sentido que pensei mas é porque eu não curto clubinho fechado. :)

    Então... Esse papo de "evangélico" rejeitar filmes entre outras coisas de uma enorme lista já tá saturado, enche o saquinho.

    São os mesmos extremistas que fazem salada em tudo, como diz o versículo no final do seu comentário no qual as pessoas não leem a parte do "dizendo-se irmãos", sendo esse um entre os milhares equívocos desses tais separatistas.

    Desculpe mas ando numa fase meio crítica, vai passar :)

    Abs...

    R.

    ResponderExcluir
  6. Graça e Paz.
    Então mano, tô na atividade de novo!
    Fiquei uns meses alheio a blogosfera por vários motivos, um é que precisava assumir uma posição ante a questões igreja-doutrina-ministério, e não queria nenhuma influência externa, teria que ser uma decisão própria, de consciência!
    Enfim, já sou considerado herege, ou no mínimo "desviado" rsrsrsrs, mas isso é uma outra história.
    Parece que você andou trabalhando bastante!
    O que vai me dar bastante trabalho também para ler tudo!!! Quanto ao texto, ao ler lembrei de um cara que só pregava sobre isso, mensagens subliminares e disney e etc.! No começo eu andava até "emendando" rótulos de coca-cola procurando demônios ocultos! As pessoas vêem o querem ver.
    Mais tarde concluí que por mais que as intenções dele sejam boas, se ele pregasse a Verdade de Deus, seus ouvintes que assim aceitassem de bom grado a mensagem, com o auxílio do Espírito Santo que convence do pecado do juízo e da justiça, seriam com o preenchimento da Verdade em seus corações livres do engano e da mentira, não se expõe a mentira em nome da Verdade, da verdade dos homens talvez, mas das Verdades de Deus não! Se fala as Verdades de Deus em detrimento da mentira, conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará!
    Essas coisas de nova era e derivados (não que não exista) são coisas para apavorar os crentes e assim vender material, todos já tem bíblia em casa e o "mercado da fé" não pode parar!
    Quem tem Jesus é imune a essas paradas subliminares, daqui a pouco não vão mais passar embaixo de escadas...

    ResponderExcluir
  7. Quanta receptividade Regina, imagine lá no seu Blog, quem não quer ser bem tratado assim... aceito a água, já que não tem uma coca cola bem gelada (riso); infelizmente as pessoas ainda não perceberam que o diferencial é o bom atendimento, tem gente que paga caro por ele e não se arrepende. Já vou lá conferir o "Bora ler".

    Tem coisas que irrita mesmo, parece que alguns líderes querem que o povo fique cada vez mais alienado para poder ser manipulado. Tô cansado de ser marionete, já tô bem grandinho pra escolher o que eu posso ou não posso ver na TV.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. A geladeira tá ali à direita. Se quiser podem pedir pizza (desde que paguem, tô duro...).

    Tem vinho ali debaixo, sentem e fiquem a vontade.

    Rerê, clube dos que não tem o que comentar... temos que arrumar um nome pra isso, fazer a ata, registrar...

    ResponderExcluir
  9. Amigo, nao entendi direito sua posiçao em relaçao ao cristianismo...
    Voce le, efetivamente, a Biblia, ou voce soh sabe Alguns versiculos "famosos" e alguns jargoes pra falar sobre o assunto?? Retornarei aqui no blog dentro de alguns dias para ver sua resposta.
    Por favor, seja sucinto!! Defina-se em relaçao a igreja e em relaçao ao cristianismo!!

    Obrigado!!

    Um abraço,
    Leandro

    ResponderExcluir
  10. Prezado Leandro,

    Ao ler seu comentário também não entendi sua postura em relação a um irmão em Cristo, consequentemente ao cristianismo.

    Num primeiro contato normalmente devemos ser um pouco mais atentos ao poder que as palavras mal pensadas podem gerar de impressão, e foi isso o que me fez chegar a tal conclusão.

    Não conheço apenas alguns versículos famosos, também não sou teólogo. Apenas sou cristão desde 1993, membro da Igreja Batista.

    Não sou neófito na fé e - por isso mesmo - estou cansado da meninice que vejo no meio considerado evangélico.

    Quanto a ser sucinto, se me desse vontade de escrever muito mais em meu blog eu o faria.

    Perdoe-me pela reação, caso se sinta ofendido, mas sua postura inicial gerou isso.

    De mais a mais, não vejo necessidade de provar a ninguém o "nível" de minha relação pessoal com Cristo, pois nem meu pastor pede isso, ele me conhece um pouco, mas - mais importante que isso - Jesus me conhece muito bem, assim como eu a Ele e - mais uma vez, como disse Jesus - "Minhas ovelhas conhecem a minha voz, elas me ouvem e me seguem" (mais um versículo famoso, como diria você, creio que impensadamente).

    Cordialmente

    João Carlos

    ResponderExcluir
  11. João,

    Tu sabes o que foi que esse rpz tomou? rss

    (Pra euzinha passar longe rss)

    bj

    R.

    ResponderExcluir
  12. Sei o que ele NÃO TOMOU: Uma boa dose de educação, pois não se chega "na casa" de alguém como ele chegou, agindo como se fosse revestido de autoridade para escrachar uma pessoa que ele nem conhece.

    Só respondi por responder, não me contive...

    Como eu disse no título da mensagem (e que cabe muito bem a ele): Na boa, tá na hora de deixar de ser criança, criança na fé, na maneira de agir...

    ResponderExcluir
  13. Regina,

    Acabei de reler o texto que postei. Francamente nã venho por onde nosso prezado colega não conseguiu entender o que quis dizer, minha posição...

    Como escrevi no final, "Aparentemente o texto bíblico que coloquei no início está deslocado para alguns. Se para você ficou assim, seus olhos são maus..."

    Pois é...

    ResponderExcluir
  14. Será que temos aqui um representante tipico da igreja cnpJlatra que segue o cristianismo de Constantino?

    tais não podem ler Nietzsche que "desviam", imagina, Avatar é praticamente a marca da besta e entrar no cinema para assistir é como se vc estive esperando a chegada do maetrea.

    São os golluns adoradores da escritura mas que nada foram tocados pelo Espirito da Palavra.

    sera?

    sinceramente, espero que o comentarista seja apenas alguém que não sacou a essência do texto.....

    Amigo,

    continue com suas divagações deliciosas, soldadinho que comumente é monossilábico.

    abraço

    ResponderExcluir

Anônimo, eu não sei quem é você, mas o Senhor te conhece muito bem. Sendo assim, pense duas vezes antes de utilizar este espaço LIVRE (poderia bloquear comentários de anônimos mas não o faço por convicção pessoal e direção espiritual) antes de ofender quem quer que seja. Estou aberto para discutimos idéias sem agredir NINGUÉM ok? - Na dúvida, leia mil vezes Romanos 14, até ficar encharcado com a Verdade sobre este assunto...